Preparado para se surpreender?
Cuba é uma relíquia histórica, uns dos sobreviventes do antigo Campo Socialista, que incluía a extinta União Soviética e outros países do leste europeu. O país ficou parado no tempo ao longo dos últimos 60 anos, com pouquíssimas mudanças na sua infraestrutura, exceto no turismo. O país fica no meio do mar Caribe, e por isso possui um clima com invernos bem amenos e verões quentes, bons para curtir das suas praias paradisíacas.
A ilha é bem extensa, com as melhores praias na costa norte. Havana, a capital, é o principal polo turístico do país. A cidade foi fundada em 1514, com o nome de Vila de São Cristóvão da Havana, e hoje tem uma população de cerca de 2,4 milhões de habitantes. Na cidade o visitante pode passear pela Velha Havana, bairro rico em arquitetura colonial, pelo Malecón, avenida à beira mar e curtir da gastronomia e local, o que inclui os famosos drinques cubanos: Daiquirí, Cuba Livre e Mojito. Ah, não esqueça que Cuba é muito rica em música, berço de famosos gêneros musicais como o Son, Bolero, Cha-cha-chá, Mambo e a Timba, versão moderna da salsa carregada com muitos elementos do Jazz.
Cuba das praias paradisíacas
Se pegarmos a estrada para o oeste, podemos chegar no Valle de Viñales, na província de Pinar del Rio, com uma beleza natural incomparável e onde é cultivado o melhor tabaco do mundo. Partindo de Havana para o leste, a 140 km, podemos encontrar Varadero, cidade pequena com uma praia de outro mundo, com 19 km contínuos de areia branca, águas turquesas e mornas quase o ano todo.
Seguindo para o leste, o turista chegará na região central da ilha, a uns 270 km de Havana, onde na costa norte tem acesso a um arquipélago com praias paradisíacas, onde pode chegar de carro a través de um “pedraplén”, estrada construída vertendo cascalho sobre o leito marinho, com pontes a cada 1km aproximadamente. Destaca-se Cayo Santamaria, com hotéis de luxuosos e praias espetaculares.
* Cayos são ilhotas que cercam a ilha de Cuba.
No sul da região central, encontra-se Trinidad, umas das primeiras vilas fundadas pelos espanhóis em 1514, onde ainda se conservam uns 17 quarteirões com arquitetura dos séculos XVIII-XIX. A poucos quilômetros da cidade, os visitantes podem tomar uma banho relaxante na praia Ancón, a melhor da costa sul cubana.
Seguindo para o leste, chegamos na província de Ciego de Ávila, onde na sua costa norte encontramos outro “pedraplén” que faz a ligação entre a terra firme, Cayo Guilhermo e Cayo Coco, esse último tem até aeroporto internacional. O visitante poderia se deleitar com sol caribeño, praias com areia branquíssima e águas cristalinas. Há vários hotéis com 4 e 5 estrelas e o lugar é uns dos melhores do mundo para o mergulho já que nesses cayos se encontra uma grande barreira coralina, quase virgem já que a exploração turística da região começou há uns 25 anos é e muito limitada ainda.
Na região oriental da ilha, a mais de 800 km de Havana, encontram-se vários sítios de interesse turístico, como a praia de Guardalavaca, na província de Holguín e a cidade de Santiago de Cuba.
Para os turistas mais exigentes enquanto a praia e sol, tem Cayo Largo del Sur, ilha pequena a poucos minutos de avião desde Havana. Esse cayo possui uma das praias mais lindas de Cuba, Praia Sirena, e é o paraíso do mergulhador na ilha.
Enfim, Cuba é um tesouro no Caribe, com praias incrivelmente cristalinas, águas azul-turquesa, além de ter um povo muito hospitaleiro. Se quiser descobrir mais, é só comprar a passagem e um cartão de turismo no consulado cubano.
Você não vai se arrepender dessa viagem!